• Junho 2017_Capril do Bosque_Lucas Terribili-13

    Halloumi do Bosque

    O Halloumi é um queijo original do oriente médio. Tem massa fechada, textura firme. Foi desenvolvido como um queijo para aguentar as longas viagens dos beduínos e dos mouros: é salgadinho, cozido em seu próprio soro e muito bem escorrido. Certamente viajou com os Mouros até a península ibérica, onde foi assimilado pelos portugueses, que devem tê-lo trazido para o Brasil! Descobri esse caminho do Halloumi quando o fiz pela primeira vez e o provei. É o avô do queijo coalho!

    O Halloumi desprende um delicioso aroma de queijo fresco quando é grelhado, chapeado ou flambado. E por mais firme que esteja, quando esquenta, ganha maciez.

    Apresentado em pecinhas redondas de 150g ou em blocos de 200 a 300 gramas, apenas mediante encomenda.

    Características deste queijo:

    Branco, de puro leite de cabra, de massa cozida, massa fechada e textura firme, de corte.

    Dicas de consumo:

    Excelente para grelhar. Sirva com beringelas grelhadas e tomilho fresco.
  • Cabrata_Capril do Bosque_Lucas Terribili-4

    Cabrata

    Um queijo muito especial, combinação de uma bolsinha feita com a melhor mozarela de leite de búfala (Fazenda Santa Helena) e de um recheio muito cremoso de queijos de cabra do Capril do Bosque. Apresentada em bolas de aproximadamente 200g.

    Características deste queijo:

    Reúne a maciez e a doçura da mozarela de búfala com a cremosidade e a acidez de um blend de queijos de cabra.

    Dicas de consumo:

    Fica muito gostosa com molho pesto ou apenas com um bom azeite e ervas frescas. Vai muito bem com um vinho branco bem mineral ou com uma cerveja fresca e leve, estilo Saison.
  • queijinho-do-lobisomem

    Boursin ou Chevre Cremoso

    De puro leite de cabra em fermentação láctea, este queijo coagula muito lentamente (mínimo 12 horas) e escorre em baixas temperaturas. Extremamente cremoso, liso e saboroso, é o queijo mais versátil do portfólio. Por encomenda, pode ser vendido em bolinhas no azeite temperado com ervas finas e pimenta rosa.

    Normalmente é apresentado em pasta, em potes de 150, 250 ou 500g. E o queijo de cabra mais clássico e fácil de encontrar, mas envolve segredos e cuidados muito especiais para que sejam garantidas uma massa absolutamente lisa, sem nenhum grumo, e uma acidez perfeita.

    Características deste queijo:

    Fresco, cremoso e ácido. Apresentado em pasta em potes de 150, 250 ou 500g. Ou em bolinhas no azeite em potes de 150g.

    Dicas de consumo:

    Companheiro ideal de aperitivos, saladas e complementos de pratos frios e quentes. Excelente para couverts, recheios salgados e doces, terrines, etc.
  • Capril do Bosque_Lucas Terribili-83

    Coalhada Seca / Yogurte Grego

    De puro leite de cabra, escorrida lentamente, de média acidez e muito cremosa. Totalmente natural. Excelente para comer com azeite e pimenta do reino ou zatar. Deliciosa para comer com geleia ou uma calda de frutas naturais.

    Características deste queijo:

    Média acidez e muito cremosa. Apresentada em potes de 150g.

    Dicas de consumo:

    Com azeite e zatar, à moda árabe, ou compota/geleia de frutas, como sobremesa saudável.
  • queijo Feta

    Grego do Bosque

    bronzeNosso Grego do Bosque se inspira nos métodos milenares dos queijos gregos. É feito com puro leite de cabra e maturado na salmoura por cerca de 25 dias. Quebradiço, salgado, saboroso, torna-se rei sobre uma salada fresca e pede muito azeite bom e nenhum sal.

    Características deste queijo:

    Quebradiço, salgado, com gosto de mar. Apresentado em pedaços de aproximadamente 150g.

    Dicas de consumo:

    Em saladas mediterrâneas muito frescas, montadas com ingredientes de primeira qualidade. São obrigatórios os tomates firmes e vermelhos, os pepinos crocantes, as azeitonas pretas e verdes, cebolas brancas ou roxas e ervas aromáticas tais como manjericão, tomilho ou alecrim. Se preferir, em vez de cortar o queijo em cubos, esmigalhe o queijo de modo despretensioso sobre a salada antes de regá-la com um bom azeite. Não use sal na salada, o sal do queijo é plenamente suficiente.

Veja também...

  • Queijos

    Queijos

    Oferecemos um portfolio de 10 produtos feitos com muita experiência, muito amor, muita técnica, excelentes insumos e um leite maravilhoso.

  • Bistrô

    Bistrô

    A comida produzida no bistrô pela Chef Ju Raposo tem raízes familiares, servida em um ambiente aconchegante circundado por montanhas.

  • Turismo

    Turismo

    Ao visitar o Capril do Bosque, é possível conhecer a produção do leite e queijos artesanais e fazer passeios a cavalo ou charrete pela Serra do Lopo.